Francisco Souza

Open source, Python, Django, Java, agile e outras coisas mais

Backup Do PostgreSQL No Linux

Os passos descritos abaixo foram executados e testados no Linux, apesar do PostgreSQL oferecer ferramentas semelhantes para o Windows, não garanto que o funcionamento seja exatamente o mesmo.

Imagine que precisemos reinstalar o sistema operacional de nosso servidor de banco de dados, que roda o SGBD PostgreSQL 8.3. Bom, precisamos fazer um backup de nossos dados e saber como restaurar depois, né?!

Para isso, podemos usar ferramentas fornecidas pelo Postgre. Diferente de alguns outros SGBD, o backup no Postgre não é feito via linguagem de consulta (SQL), mas sim via aplicações. Vamos ver dois modos de fazer: o modo texto e o modo preguiçoso-empurrador-de-mouse (não muito útil para servidores Linux, que não costumam ter interface gráfica ;P).

Fazendo tudo em modo texto Geralmente servidores Linux não possuem interface gráfica, o que significa que este é o modo mais adequado de você aprender. Mesmo que você não goste, se quiser administrar uma rede Linux, você vai precisar perder o medo da linha de comando.

A ferramenta oferecida para fazer um dump de um servidor em um arquivo plain é o pg_dumpall. Este comando é capaz de fazer o backup de todos os dados de um determinado servidor. Exemplo:

# pg_dumpall -h localhost -p 5432 -U postgres -v -f "/backup/dbserver.sql"

Este comando fará o backup do servidor localhost (argumento -h), na porta 5432 (argumento -p), com o usuário postgres (argumento -U), no modo interativo (verbose - argumento -v), e salvará o backup no arquivo /backup/dbserver.sql (argumento -f).

Muito simples, não? :) Obviamente, o comando deve ser executado como root, ou com o usuário postgres.

Modo preguiçoso Agora vamos aprender a fazer no modo preguiçoso! :) Para o modo preguiçoso, utilizaria o pgAdmin III. Basta clicar com o botão direito sobre o servidor, dirigir-se à opção “Cópia de segurança do servidor…”, selecionar o arquivo onde você deseja salvar o backup e clicar em “Ok”! Incrivelmente fácil:

Primeiro você simplesmente clica com o botão direito sobre o servidor e vai em “Cópia de segurança do servidor”
Seleciona onde deseja salvar o arquivo do backup e clica em Ok!

Linux é fácil gente. =D